Casa do Arrabalde 2015

Casa do Arrabalde 2015 garrafa

Casa do Arrabalde 2015

Vinho Branco | Regional Minho | 12,5% vol.

O Casa do Arrabalde 2015 combina as castas regionais Avesso, Alvarinho e Arinto, produzidas na quinta com recurso a práticas de agricultura sustentável e técnicas de intervenção mínima. É um vinho de terroir com grande frescura e mineralidade.

O Inverno de 2014 e primeiro trimestre de 2015 tiveram chuva capaz de repor os níveis freáticos do solo. O segundo e terceiro trimestre foram de pouca precipitação. As temperaturas foram superiores à média anual típica na região. A rebentação ocorreu normalmente, seguida de floração, sem teores de humidade que favorecessem o desenvolvimento de doenças. O Verão acompanhou a tendência de não chuva, mas registaram-se temperaturas máximas abaixo do habitual. O tempo seco e luminoso do segundo trimestre, com níveis de humidade no solo aceitáveis, adiantaram as maturações em cerca de 3 semanas. 

Entre 13 e 16 de Setembro ocorreu forte chuva que apesar de tudo não prejudicou a qualidade das uvas posteriormente colhidas. O tempo seco e não excessivamente quente que se seguiu permitiu o desenvolvimento de compostos aromáticos bem evidentes nas vinificações com uvas colhidas após estas datas. A vindima teve lugar em 28 de Setembro, antecipada devido a uma maturação acentuada com bagos de excecional concentração de cor e sabor. 2015 será muito provavelmente um ano memorável na região.

Casa do Arrabalde 2015

Castas

Alvarinho

Alvarinho 30%

O emblemático Alvarinho é uma das castas portuguesas mais reconhecidas e conceituadas. De produção baixa, com pequenos cachos e pele grossa. Rústica com fortes aromas e sabores resultam em vinhos complexos e harmoniosos.

Arinto

Arinto 20%

Casta de grande qualidade que produz vinhos brancos aromáticos e distintos. Também conhecido pela nome Pedernã, é uma casta com boa acidez e carácter mineral que se entrega a sabores frutados e citrinos. O Arinto tem cachos de tamanho médio com pequenas uvas de produção média.

Avesso

Avesso 50%

Casta de elevada qualidade que resulta em vinhos complexos e aromáticos. Podem originar vinhos com aromas frutados e citrinos com notas subtis de fruta tropical. O Avesso tem cachos de tamanho médio com uvas amarelas e verdes grandes. Rústico e produção elevada esta uvas é cultivvada, tradicionalmente, na região de Baião no Minho.

Características

Vegan icon
Vegan

Durante a filtragem não recorremos a nenhum agente de origem animal. Dedicamos-nos a produzir vinhos adequados para consumidores vegan.

sustainable farming
Agricultura Sustentável

A sustentabilidade garante a qualidade e durabilidade do solo e ambiente resultando num produto que é natural e amigo do ambiente

portuguese wine
Produto de Portugal

Um dos países mais antigos a produzir vinho Portugal é uma referência devido à variedade e qualidade dos solos e castas no qual nos orgulhamos de pertencer.

Bordeaux wine bottle
Garrafa Bordeaux

Com lados direitos e ombros altos a garrafa Bordeaux concede uma elegância que é raro encontrarmos com outras garrafas.

wine serving temperature
Servir 10º-12º

Os nossos vinhos são melhor servidos frios. Por isso, recomendamos que mantenha a sua garrafa a uma temperature entre 10º-12º.

food and wine pairing
Pratos de peixe e marisco

Apesar de não acreditarmos no carácter definitivo das harmonizações e encorajarmos experimentação este vinho acompanha especialmente bem pratos de peixe gordo e marisco.

grape varieties
Selecção Manual

Apesar de recorrermos aos melhores equipamentos de vinificação para produzir os nossos vinhos acreditamos que selecção manual é o processo adequado para seleccionar as melhores uvas e garantir a qualidade que sempre valorizamos.

Cork stopper
Rolha Cortiça Natural

Chamem-nos tradicionalistas mas a rolha de cortiça continua a ser a nossa preferência.

sulfite free wine
Intervenção Mínima

Produzimos vinhos de terroir. Em cada colheitas usamos o mínimo possível de additivos e preservantes com o intuito de garantir uma experiência autêntica.