Espinhosos 2017

Espinhosos

Espinhosos 2017

Vinho Branco | Regional Minho | 12,5% vol.

O Espinhosos 2017 combina as castas Avesso e Chardonnay produzidas na quinta.
 Ambas são cultivadas com recurso a práticas de agricultura sustentável encontrando-se as vinhas em conversão para produção biológica, cuja certificação deverá ser atribuída já em Abril de 2018.

O Inverno de 2016 e o primeiro trimestre de 2017 tiveram um período de precipitação inferior aos valores médios anuais da época com temperaturas dentro da média dos anos anteriores.

A Primavera foi muito quente e seca. O início do ciclo vegetativo foi assim mais cedo que o habitual tendo a rebentação ocorrido ainda na primeira quinzena de Março com temperaturas que atingiram os 27ºC. A noite de 23 Março, porém foi extremamente fria tendo nos locais menos abrigados sido propícia à formação de geada. O mês de Abril foi excecionalmente quente com temperaturas muito superiores aos valores médios. Maio, ficou também marcado por temperaturas máximas acima da média, enquanto que os valores de precipitação foram notoriamente baixos para este período.

O Verão caracterizou-se por uma ausência de precipitação e temperaturas máximas acima da média. Foi uma estação quente e extremamente seca, marcada por ondas de calor em meados de Junho e Julho.

A vindima na Quinta dos Espinhosos foi realizada muito mais cedo do que o normal, 30 e 31 de Agosto, por castas, uma vez que os bagos já se encontravam em excelente estado de maturação. 

Espinhosos

Castas

Avesso

Avesso 50%

Casta de elevada qualidade que resulta em vinhos complexos e aromáticos. Podem originar vinhos com aromas frutados e citrinos com notas subtis de fruta tropical. O Avesso tem cachos de tamanho médio com uvas amarelas e verdes grandes. Rústico e produção elevada esta uvas é cultivvada, tradicionalmente, na região de Baião no Minho.

Chardonnay

Chardonnay 50%

Uma das castas mais reconhecida no mundo de onde provêm vinhos aromáticos e complexos. Uma uva de cor verde com grandea acidez que pode resultar em vinhos com toques agradáveis de fruta. sabor amanteigado e notas de mineralidade. A uva chardonnay é pequena, com cachos médios.

Características

Vegan icon
Vegan

Durante a filtragem não recorremos a nenhum agente de origem animal. Dedicamos-nos a produzir vinhos adequados para consumidores vegan.

sustainable farming
Agricultura Sustentável

A sustentabilidade garante a qualidade e durabilidade do solo e ambiente resultando num produto que é natural e amigo do ambiente

portuguese wine
Produto de Portugal

Um dos países mais antigos a produzir vinho Portugal é uma referência devido à variedade e qualidade dos solos e castas no qual nos orgulhamos de pertencer.

Bordeaux wine bottle
Garrafa Bordeaux

Com lados direitos e ombros altos a garrafa Bordeaux concede uma elegância que é raro encontrarmos com outras garrafas.

wine serving temperature
Servir 10º-12º

Os nossos vinhos são melhor servidos frios. Por isso, recomendamos que mantenha a sua garrafa a uma temperature entre 10º-12º.

food and wine pairing
Pratos de peixe e marisco

Apesar de não acreditarmos no carácter definitivo das harmonizações e encorajarmos experimentação este vinho acompanha especialmente bem pratos de peixe gordo e marisco.

grape varieties
Selecção Manual

Apesar de recorrermos aos melhores equipamentos de vinificação para produzir os nossos vinhos acreditamos que selecção manual é o processo adequado para seleccionar as melhores uvas e garantir a qualidade que sempre valorizamos.

Cork stopper
Rolha Cortiça Natural

Chamem-nos tradicionalistas mas a rolha de cortiça continua a ser a nossa preferência.

sulfite free wine
Intervenção Mínima

Produzimos vinhos de terroir. Em cada colheitas usamos o mínimo possível de additivos e preservantes com o intuito de garantir uma experiência autêntica.