A Casa do Arrabalde, propriedade com 5 hectares de vinhas, situa-se na sub-região de Baião. As vinhas, localizadas a 490 metros de altitude, em solo granítico, são expostas a acentuadas amplitudes térmicas devido à proximidade dos contrafortes da serra do Marão. Recorrendo a práticas de agricultura sustentável, em proteção integrada, as castas cultivadas, Avesso, Alvarinho e Arinto, têm aqui uma baixa produção, mas uma forte componente aromática.
O Inverno de 2016 e o primeiro trimestre de 2017 tiveram um período de precipitação inferior aos valores médios anuais da época com temperaturas dentro da média dos anos anteriores.
A Primavera foi muito quente e seca. O início do ciclo vegetativo foi assim mais cedo que o habitual tendo a rebentação ocorrido ainda na primeira quinzena de Março com temperaturas que atingiram os 27ºC. A noite de 23 Março, porém foi extremamente fria tendo nos locais menos abrigados sido propícia à formação de geada. O mês de Abril foi excecionalmente quente com temperaturas muito superiores aos valores médios. Maio, ficou também marcado por temperaturas máximas acima da média, enquanto que os valores de precipitação foram notoriamente baixos para este período.
O Verão caracterizou-se por uma ausência de precipitação e temperaturas máximas acima da média. Foi uma estação quente e extremamente seca, marcada por ondas de calor em meados de Junho e Julho.
A vindima na Casa do Arrabalde teve lugar a 26 de Setembro, encontrando-se os bagos em perfeita maturação.