O Monólogo Malvasia Fina P70 é um vinho monocasta produzido na Quinta de Santa Teresa. O Malvasia é cultivado na parcela P70, com recurso a práticas de agricultura sustentável. Esta propriedade encontra-se em conversão para produção biológica.
É um vinho aromático, com boca longa e persistente. Estas características da casta eram já apreciadas na antiga Grécia, origem desta variedade.
O Inverno de 2017 foi relativamente seco. Contudo, esta tendência inverteu completamente durante a Primavera de 2018, que registou níveis de precipitação em Março e Abril muito superiores aos valores normais para estes meses. Estas chuvas obrigaram à aplicação de tratamentos para o míldio e o oídio.
O Verão, por sua vez, caracterizou-se por ser quente e seco, tendo as temperaturas médias em Agosto e Setembro sido bastante superiores às suas médias anuais. Apesar do calor intenso, a generalidade das vinhas suportou bem a estação, tendo apenas algumas parcelas registado escaldões na primeira semana de Agosto.
A vindima desta colheita iniciou-se cedo, resultado do verão quente, tendo a vindima desta parcela começado a 27 de Setembro.